Um blog simples, mas rico em conteúdo, para elevo espiritual dos servos do Senhor Jesus Cristo.

quinta-feira, 22 de março de 2012

LIÇÃO 13 – SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE



Texto Áureo: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. (Jo 10.10)”

Verdade prática: A vida abundante não consiste em negar as adversidades, mas em fazer da suficiência em Cristo a nossa confiança, quer em meio à alegria, quer em meio à tristeza.

Amados e queridos irmãos, com a graça do nosso Senhor Jesus Cristo e a ajuda do Espírito Santo de Deus chegamos á mais um final de trimestre. Tenho certeza que aquele irmão ou aquela irmã que tem um coração voltado para a Palavra de Deus, juntamente comigo e os milhares de outros irmãos, vão levar em suas vidas lições preciosas enquanto estivermos nesta terra aguardando a volta do Senhor Jesus.
Em primeiro lugar louvo á Deus sinceramente pela vida do irmão José Gonçalves e também pela iniciativa de toda equipe da CPAD que se colocaram corajosamente e oportunamente á disposição do Senhor Deus para trazerem ao nosso entendimento um tema tão importante quanto este; ainda mais nestes tempos em que o egocentrismo, materialismo e humanismo e muitos outros “... ismos” existentes por ai levam o homem para um caminho muito afastado D’aquele que leva aos céus, sendo que o mais triste é que estes movimentos não assustam por estarem no mundo, pois este jaz no maligno (1 Jo 5.19), mas intrigam por estarem achando “brechas” em meio ao povo que se diz povo de Deus, e justamente alguns dentre este povo estão sendo engodados por tais ensinamentos e modo de vida, e quando alguém traz à luz da Palavra de Deus a Verdade como deve ser tais pessoas passam á serem consideradas antiquadas, “quadradas”, “santarrões”, etc.

Se bem que o apóstolo Paulo já havia dito: “Verdade é que alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente; uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas outros, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda (Fp 1. 15-18)”.

I - “... porque sem mim nada podereis fazer (Jo 15.5c)” – O CUIDADO DO SENHOR DEUS COM SEU POVO.

Não quero aqui trazer definição alguma sobre teologia da prosperidade, nem sobre a introdução deste movimento, também nem o que define prosperidade, pois já temos aprendido que prosperidade de verdade em suma é viver com Cristo, ou melhor, poderia resumir nesta passagem em Gálatas 2.20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.
Além do mais, já foi bastante decorrido sobre o tema, sobre dízimos e ofertas, sobre bens materiais, sobre bênçãos espirituais, sobre providencia divina, sobre auto-suficiência, etc. Pois também resumiria nestes versículos: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento... Amarás o teu próximo como a ti mesmo... Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22. 37-40”.
Mas tomando por base o versículo supracitado por Jesus, fico á analisar na bondade e providência divina desde tempos antigos para com aqueles que Ele escolheu para Sua propriedade peculiar.
Entre os quais cito alguns dos muitos aspectos concedidos pelo Senhor: Para Adão providenciou um jardim; depois quando parecia que sua família estava totalmente destruída, levantou entre seus descendentes uma geração piedosa. Para Enoque a oportunidade de não provar a morte. Para Noé e sua família uma arca livrando-os da destruição pelo dilúvio. Para Abraão um filho, uma terra, um povo escolhido, um concerto eterno. Para Judá uma linhagem. Para Levi um ministério. Para José grandes e numerosas surpresas. Para Moisés a visão de Sua Glória. Para Josué as grandes conquistas. Para Rute um remidor. Para Ana um filho, um profeta, um sacerdote, um juiz, um Samuel. Para Davi um reino e uma aliança, o perdão, a restauração. Para Salomão sabedoria e uma inédita construção. Para Ezequias a cura. Para Isaías a chamada do Santo. Para Elias a voz mansa e delicada. Para Eliseu a porção dobrada. Para Jeremias o consolo das lágrimas. Para Ezequiel as visões. Para Daniel o Espírito Excelente, para seus amigos o milagre dentro da fornalha. Para Zorobabel, Esdras, Neemias, Ageu, Zacarias e Malaquias o retorno, a reconstrução a reedificação. Para Zacarias e Isabel o filho precursor do Messias. Para Maria a maternidade do filho de Deus. Para Simeão e Ana a contemplação do Filho de Deus. Para João o batismo de Jesus. Para os verdadeiros apóstolos a inauguração da igreja, a visão da ascensão, a descida do Espírito Santo. Para Pedro: apascenta minhas ovelhas. Para Paulo: vaso escolhido. Para João: revelações de Jesus Cristo aos seus servos das coisas que em breve irão acontecer. Para Tiago a vida consagrada. Para Timóteo: desperta a dom que há em ti. Para Judas: Eis que é vindo o Senhor...
Para a Sua igreja o nascimento de Jesus, Sua morte e ressurreição, Sua Palavra, Sua Presença, Seu Espírito Santo, o Perdão dos Pecados, o nome escrito no livro da vida, a comunhão com Seu Sangue e Seu corpo, o Arrebatamento e as Bodas do Cordeiro.
Para nós Seus servos, Sua igreja na atualidade, todas estas bênçãos, e também esta lição...
Para Jesus a cruz, mas antes de da fundação do mundo, a Eterna Soberania, o Nome sobre todo nome, o Trono, o Poder, o Juízo, a Glória, o Eterno Salvador...


- CONCLUSÃO

Isto sim é ser próspero, isto sim é depender da superabundância em Deus.
Então pra encerrar este trimestre deixo esta pergunta: Para que serve? . . .
Para que serve tanta concorrência? Para que serve tanto materialismo? Para que tanta coisa que desagrada ao Senhor? Etc.
Que Jesus nos guarde de virarmos ás costas para Ele. Mas minha oração por mim e por todos nós é que vivamos abundantemente em Cristo que nos abençoará e nos prosperará cada vez mais de acordo com Sua vontade.
Que Deus nos abençoe hoje e sempre.
Amém.
Pb. Thiago R. Teixeira
Blog: www.conhecendoabibliathr.blogspot.com
E-mail: a.familiateixeira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário