Um blog simples, mas rico em conteúdo, para elevo espiritual dos servos do Senhor Jesus Cristo.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Jesus Cristo Liberta !

“... e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres. (João 8. 32 e 36)”.

A palavra liberdade vem do latim libertate; um substantivo feminino, definida em nossos dicionários como: Faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a própria determinação; Poder de agir, no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas; Faculdade de praticar tudo quanto não é proibido por lei; Supressão ou ausência de toda a opressão considerada anormal, ilegítima, imoral; Estado ou condição de homem livre; Independência, autonomia, etc...

Numa estimativa geral creio que com certeza todas as pessoas gostam de ser livres, ninguém gosta de ter seus planos e projetos proibidos ou restritos, mesmo que sendo projetos prejudiciais para alguém, mas a vontade da pessoa que idealizou é que tal intento seja estabelecido; assim, portanto, acabam ganhando inimizades entre as piores coisas que conseguem através de seus esforços para que seja estabelecida a sua vontade sem se importarem com a vontade ou liberdade que cada indivíduo possui. Por outro lado, existem aqueles que seus planos, projetos, ideais etc..., giram em torno da preocupação em realizar e estabelecer o que é melhor não só para si mesmos, mas sim para todos quantos estejam ao seu alcance, família, sociedade, empresa, ou melhor, por toda a sua vida ante tudo o que vier á sua mão para ser realizado. Existe até um provérbio que diz “a minha liberdade/direito termina quando começa a do meu próximo”.

Pode se dizer que dentro da liberdade, cabe perfeitamente o livre-arbítrio, que é definido como possibilidade de exercer um poder sem outro motivo que não a existência mesma desse poder; liberdade de indiferença. Assim sendo, são muitíssimas as formas que poderíamos citar de uso de tal liberdade, mas queremos aqui abordar de forma resumida através do ponto de vista bíblico, nosso manual de fé.

- O SENHOR DEUS CRIOU OS SERES HUMANOS E NÃO MÁQUINAS ROBÓTICAS.

Quando o grande Deus criou os céus e da terra e o “homem”, preocupou-Se em faze-lo como imagem e semelhança de SI mesmo conforme diz o livro de Gênesis capítulo 1 e versículos 26 e 27, ou seja, Deus o único Todo-Poderoso, queria que o homem tivesse em si a liberdade de escolha, mas não a liberdade para deixa-Lo e fosse servir ao pecado; muito pelo contrário, que o homem viesse a prestar-Lhe adoração plena, genuína e voluntária; Ele poderia ter criado um certo tipo de dispositivo (ou numa linguagem figurativa, um super controle remoto) para barrar o homem de fazer escolhas erradas, em vez disso criou o homem perfeito (até então) e deixou a Sua Divina presença através de Seu Santo Espírito, ao lado daquela que seria a “coroa” da criação, tanto é que desde o início Ele preocupou em conversar com o homem o que lhe era permitido ou não: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente... E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.(Gênesis 2. 7, 15, 16,17)”.Era assim ao princípio: o homem usando o seu livre arbítrio, para obedecer e servir ao Deus dos céus.

Mas a bíblia conta-nos que influenciado pelo inimigo de Deus, o homem cedeu e passou á usar sua liberdade para escolher o erro, escolheu, portanto, deixar as ordenanças do Senhor de lado, talvez numa ganância diabólica de ser iguais á Deus, pois esta foi a proposta satânica (Gênesis 3. 4 e 5), e isso ainda hoje faz com que muitos se intitulem “senhores de sua vida” ou “deuses de si próprio” ou ainda “donos de seus narizes”, esquecendo que já eram imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.27).

Desde então, tanto na história secular quanto bíblica, vemos que a tal admirada e idolatrada liberdade do homem, por causa de suas escolhas, não tiveram de certa forma tantos benefícios assim, vejamos alguns exemplos então:

- Adão e Eva – depois da queda foram sentenciados á multiplicação das dores e sofrimentos; foram expulsos do jardim; dentro de sua família houve intriga e homicídio (Gênesis 3. 16, 19, 23, 24; 4.8);

- A geração da época de Noé – preferiram a destruição através do dilúvio do quê a “salvação” oferecida na arca (um símbolo figurativo da proteção oferecida por Jesus Cristo), o que é visto no nos capítulos 6, 7 e 8 de Gênesis, resumido no versículo 23 do capítulo 7 que diz: “Assim, foi desfeita toda substância que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca”.

- Os moradores de Sodoma e Gomorra – preferiram os juízos divinos em vez de se arrependerem dos seus maus caminhos (Gênesis capítulos 18 e 19).

- A nação de Israel na época do profeta Jeremias – preferiram o cativeiro babilônico e a destruição de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor (Jeremias 25.4).

- A sociedade da época em que Jesus viveu nesta terra – ousaram escolher um malfeitor por nome de Barrabás, em vez da bendita pessoa do Filho de Deus (Mateus capítulo 27; Marcos 15. 7 ao 15; Lucas capítulo 23; João capítulo 18).

Esses entre outros muitos exemplos que poderíamos citar... Resumindo, foram estas as palavras do sábio Salomão: “Vede, isto tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções (Eclesiastes 7.29)”... Deus fez tudo bom (Gênesis 1.31), mas o homem usou sua “liberdade” para estragar tudo, e suas escolhas erradas faz com que lhe sobrevenha situações terríveis.

Usam a liberdade/livre-arbítrio que lhe foi concedida para pecarem contra Deus, se entregando aos vícios, ás drogas, ás orgias, á prostituição, á impureza, á idolatria, aos assassinatos, roubos, etc... destruindo seus próprios sonhos, projetos, famílias, saúde etc... alguns ainda ousam dizer que Deus não é bom por causa de tantas desgraças que ocorrem neste mundo, mas não se lembram que foram suas próprias escolhas de deixaram este mundo um lugar impossível de viver em paz, disse o profeta Jeremias em Lamentações 3.39: De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.

Já o apóstolo Paulo disse em Romanos 1. 18 ao 32: “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo a justiça de Deus ( que são dignos de morte os que tais coisas praticam ), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”.

A bíblia diz que sobre tais coisas vem a ira de Deus (Efésios 5.3 ao 6; Colossenses 3.5 e 6); e que não herdarão o reino dos céus (Gálatas 5. 19 ao 21; Apocalipse 21.8 e 22.15), os que agem assim.

- JESUS, O FILHO DE DEUS, LIBERTA O HOMEM.

Quando Jesus manifestou as palavras do versículo que usamos como tema no Evangelho de João 8. 32 e 36, os judeus não gostaram do que ouviram (João 9.33): Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?

O mais intrigante é que e gostavam de viver enganados, pois só em questão histórica, os israelitas serviram como escravos ao Egito antes de serem libertados por Moisés; serviram ao império assírio; foram escravos do império babilônico; passaram pelo jugo do império medo-persa; foram subjugados pelo império grego de Alexandre o grande; e por terminar na época de Jesus, eles serviam ao império romano, tudo isso sem citar a época dos juízes e outras vezes que viveram sob domínio de filisteus e outros povos.
Mesmo que Deus sempre tenha cuidado de Israel, e sempre livrou do jugo de todos os que o oprimiram, mas não era essa a missão do Verdadeiro Rei dos Judeus, do Messias enviado, foi assim então que Jesus respondeu: ... Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (João 8. 33 e 36), pois a sua missão é buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19.10).

Jesus não veio simplesmente livrar de uma servidão terrestre, esta servidão um dia acabará; mas Jesus veio para conceder novamente a verdadeira liberdade ao homem, liberdade para novamente se chegar á Deus, liberdade para o homem abandonar seus maus caminhos e andar no verdadeiro Caminho que leva aos Céus: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14.6); Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem (1º Timóteo 2.5).

Trágico foi o fim de quem virou as costas para Deus. Mas bênçãos sem comparações para quem usou seu livre-arbítrio em prol da causa do SENHOR.

A família de Adão e Eva aparentemente destruída, mas através de Sete, nasceu uma linhagem de homens piedosos que louvavam ao Senhor. Já a família de Noé, entraram na Arca e foram livres da destruição vinda pelo dilúvio, e de seu filho Sem veio a linhagem terrestre de Abraão e conseqüentemente de Jesus Cristo. E o que falar sobre Ló? A principio errou em suas escolhas, mas ouviu a voz de Deus e depois foi considerado como justo (2º Pedro 2. 7 ao 9). E por fim, aqueles que escolhem Jesus, em vez de Barrabás, estes vão morar no paraíso: ... E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23. 42 e 43)... pois quem usa sua liberdade pra servir á Deus, este sim permanecerá para sempre: “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1º João 2.17)”.

Disse Moisés: Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência... (Deuteronômio 30.19)... E ainda: Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.(Malaquias 3.18).

Encerramos com as palavras de Paulo aos Romanos 8.1: Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. E do Senhor Deus através de Isaías 1.18: Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. E ainda as palavras do Senhor Jesus que desfaz as obras do diabo (1º João 3.8), que disse em Apocalipse 21.7: Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

Sua vida pode estar totalmente destruída, você pode ter usado sua liberdade para fazer escolhas erradas... Mas AGORA você pode inverter este quadro... use ela agora para escolher Jesus. Esse Jesus que liberta o homem dos vícios, das drogas, da morte... Vença em nome de Jesus Cristo e seja filho de Deus.

Jesus Cristo é o único que pode conceder verdadeira liberdade.


JESUS LIBERTA O HOMEM! JESUS LIBERTA VOCÊ!

Thiago Rodrigues Teixeira.

3 comentários:

  1. Eclesiastes 7:29 Vede, isto tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções.

    E Deus realmente quer que o homem se arrependa.

    Ezequiel 33:11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?

    Quanto ao termo "liberdade" no Novo Testamento, na maioria das vezes que utilizado, serve para mostrar que em Jesus estamos livres do jugo da "Lei", do "pecado" e da "morte".

    1 Coríntios 15
    56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
    57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

    Sendo agora libertos por Jesus, somos agraciados com a melhor servidão que algum homem almejaria, pois nessa servidão não há inverdade nem engano.

    Romanos 6:18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

    Que o Senhor continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Belo post. O primeiro ser que pecou foi Lúcifer e os anjos que o acompanharam, depois o homem, que até hoje está debaixo dessa guerra. Não somos robôs, mas as vezes parecemos ser tratados como marionetes.

    Por um lado, Deus oferece uma torta de bolacha, e por outro, o diabo oferece uma confeitaria, mas com todos os doces envenenados.

    É preciso orar e pedir muito para que sejamos abençoados com o dom do discernimento dos espiritos, pois a manipulação do Diabo, conforme as escrituras, está cada vez mais implacável, enganando inclusive, o povo de Deus.

    Vocês ja repararam que nos ultimos anos o ser humano está cada vez mais intolerante, impaciente, indiferente e libertino? Vigiai e orai até o auge dos acontecimentos.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido irmão parabéns pelo seo post. O que realmente precisa ser entendido é que Jesus Cristo nos libertou verdadeiramente na cruz do calvário la no livro de Joel cap 2: 13 o Senhor nos chama para uma libertação plena, o apóstolo paulo nos ensinou e alertou para que nós nos converta realmente a Cristo. Jesus deixou claro nos evangélhos que temos que crer que ele levou sobre si mesmo todas as maldições e pecados, somos livres,mas, o diabo tem tem usado de sutilezas e oferecido pratos cheio de lentilhas onde pessoas que se dizem de Deus recebem e como tudo que satanas tem oferecido, tem cegado o povo e enganado, vemos muitas e muitas pessoas sendo engodads por essas heresias. A palavra de Deus fala que o pvo perece por falta de conhecimento, e isso hoje é uma verdade terrivel, falta unção que eles substituem por movimentos que dizem ser de Deus ,mas, andam na contra maõ da palavra do Senhor, enfim, precisamos voltar ao tempo da iugreja de atos, e nos encher do espirito santo para termos dicernimento e sabedoria, ter uma igreja fundamentada em Jesus Cristo e nas virtude do Espirito Santo. Graça e paz do Senhor!!

    ResponderExcluir