Um blog simples, mas rico em conteúdo, para elevo espiritual dos servos do Senhor Jesus Cristo.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Trabalho.


“E JESUS LHES RESPONDEU: MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA, E EU TRABALHO TAMBÉM”. Evangelho de João capítulo 5 e versículo 17.

O versículo supra, foi uma resposta de Jesus Cristo aos judeus que o criticaram por ter curado num dia de sábado o “paralítico de Betesda”, homem este que havia trinta e oito anos que vivia em tais condições á beira do tanque Betesda esperando um milagre.

O Evangelista João descreve com detalhes no capítulo 5 de seu livro que em certo tempo (vers. 4) um anjo descia e agitava á água e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. Mas esse paralítico, por estar só, não conseguia mergulhar em tais águas (vers. 7); foi quando o Senhor Jesus Cristo, que havia descido para uma festa judaica em Jerusalém, passou e viu a situação deste e movido de íntima compaixão o curou, que por sua vez tomou sobre seus ombros a sua cama e partiu para sua casa.

Não sendo este milagre um fato isolado de milagres e prodígios realizados em dias de sábados, os judeus muitos ligados á tradição recebida de seus pais, odiavam muito á Jesus (vers. 16). Certa vez, quando Ele curou um cego de nascença, manifestou sua missão nesta terra: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. João 9. 4 e 5.

Mas o que as Sagradas Escrituras dizem sobre o trabalho? Será uma maldição, como muitos pensam? Será que o homem foi criado no princípio simplesmente para viver em um lindo jardim, sem exercer nenhuma função, etc...?

É bem verdade que o dicionário define para os nossos dias a palavra Trabalhar como derivada do latim vulgar TRIPALIARE, ou seja, martirizar com tripalium (instrumento de tortura) pela forma feminina de trebalhar. Assumindo no português na forma de Verbo Transitivo, o significado de: “Esforçar-se para fazer ou alcançar alguma coisa; empregar diligência, trabalho; lidar, empenhar-se (na gíria: Batalhar)”; na forma de Verbo Transitivo Indireto: “Empregar esforços; fazer diligência; esforçar-se” etc...

E ainda a palavra Trabalho, que por sua vez, sendo um substantivo masculino, descreve como: “Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim; Atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento; O exercício dessa atividade como ocupação, ofício, profissão, etc...”

Ou seja, o trabalho em suas diversas formas, faz parte do dia a dia de cada indivíduo, em qualquer parte do mundo, desde a concepção (que já é uma “batalha” por diversos estágios), á partir do seu nascimento até ao dia da sua morte, o ser humano não vive sem trabalhar, não dizemos com isso como simplesmente exercer uma profissão que muitos não alcançam por negligência ou não, talvez por falta de oportunidades entre outros motivos; mas dizemos trabalho no sentido de empregar força, tanto para se alimentar, se vestir, se relacionar, adquirir conhecimentos e experiências, adquirir bens, etc...

A primeira vez que a Bíblia menciona a palavra trabalho está no livro de Gênesis no capítulo 5 e versículo 29, quando Lameque, de forma profética, indireta e cheia de esperança colocou o nome de seu filho de Noé, em hebraico NOAH (repouso), esperando uma consolação acerca de suas obras e trabalhos de suas mãos. Já em Apocalipse capítulo 14 e versículo 13 é citada pela última vez, quando o Espírito do Senhor diz que Bem-aventurados aqueles que estão no SENHOR descansando dos seus trabalhos e sendo seguidos por suas obras. Entende, portanto, que do começo ao fim da Bíblia Sagrada o trabalho em si, só tem pleno significado quando feito em Deus e para Deus.

Quando Jesus disse: “... MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA...” estava apenas relembrando que o Excelso Deus foi o primeiro trabalhador ao criar todas as coisas pela PALAVRA DO SEU PODER e tendo o trabalho e cuidado de criar o homem com suas próprias mãos (Gênesis capítulos 1 e 2). E este mesmo homem, criado em semelhança do Seu Criador, tinha funções á realizar desde o princípio.

Enganam-se aqueles que acham ser a primordial função do homem simplesmente cuidar do jardim, pois a primeira função estabelecida pelo Senhor era que o homem O adorasse, obedecesse e vivesse em comunhão com ELE que sendo o criador, com certeza conhecia melhor do que o próprio homem quais eram as suas necessidades, sendo assim Deus mesmo era e sempre foi único provedor de meios para tais; depois, em segundo lugar o homem deveria guardar e lavrar o jardim do Éden (Gênesis 2.15) é bom lembrar que Deus ainda não tinha amaldiçoado a terra, pois o homem ainda não tinha pecado, cai por terra então o mito de que o homem foi criado para viver desocupado. Adão mostrou-se um bom trabalhador ao colocar os nomes nos animais e aves (Gn 2.19).

Só que o homem optou por deixar os mandamentos do Senhor de lado, aceitando o pecado sobre si, o que Deus em sua eterna sabedoria, justiça e santidade não pôde aceitar sentenciando o homem á sobreviver na terra que agora produziria espinhos e cardos sob grande esforço (Gn 3.17 ao 19).

ALGUNS GRANDES TRABALHADORES CITADOS NA BÍBLIA.

Mas mesmo assim existiram pessoas, personagens bíblicos, que marcaram e fizeram diferença na época em que viviam, devotando toda a sua força, todo o seu trabalho, em proveito para o Reino de Deus e auxílio aos seus servos nesta terra. Vejamos alguns:

- ABEL (trouxe o melhor do seu rebanho em oferta ao Senhor) / NOÉ (foi o pregoeiro da justiça 2º Pe 2.5, dedicando-se em construir uma grande embarcação em obediência ao mandado de Deus) / ABRAÃO (o conhecido amigo de Deus, que junto com SARA e ISAQUE e sua esposa REBECA e logo depois JACÓ/ISRAEL juntamente com LÉIA e RAQUEL, peregrinaram por terras desconhecidas, crendo nas promessas do Grande Deus) / JOSÉ (sempre deu testemunho em sua vida, do Deus que ele servia e foi honrado e engrandecido em todo o Egito) / MOISÉS (trabalhou muito em prol do povo de Israel, o povo de Deus) / CALEBE (cheio de fé) / JOSUÉ (brilhante comandante) / RAABE (se convertendo ao SENHOR não temeu em proteger os espias) / os juízes tais como SANSÃO, GIDEÃO, DÉBORA, BARAQUE, JEFTÉ, EÚDE, OTNIEL, TOLA, JAIR / RUTE (que não sendo de Israel declarou para sua sogra NOEMI: “... o teu Deus é o meu Deus”.)...

Faltaria espaços para contar sobre SAMUEL (o profeta, sacerdote e juiz), de DAVI (que veio ser o principal rei de Israel e uns dos personagens mais conhecidos na linhagem de Jesus entre outros)... Muitos reis SALOMÃO, EZEQUIAS, JOSAFÁ, JOSIAS, etc..., Milhares de sacerdotes; uma enorme quantidade de profetas tais como: NATÃ, AÍAS, ELIAS, ELISEU, JEÚ, MICAÍAS, ISAÍAS, JEREMIAS, EZEQUIEL, DANIEL, OSÉIAS e todos os outros que dedicaram em trabalhar... Não seria pouco citar ESDRAS (o escriba); NEEMIAS (o dedicado reconstrutor)... Os discípulos entre vários, entre eles PEDRO, LUCAS, JOÃO, TIAGO, PAULO, FILIPE, BARTOLOMEU...

Estes homens também exerciam suas profissões tais como, pastores de ovelhas, pescadores, médicos, oficiais de exércitos, construtores de tendas, ministros nos reinados em que viviam lavradores, soldados, escribas, doutores da lei, autoridades civis, etc... Entre muitas outras áreas e profissões existentes, sendo que a Bíblia chega a ponto de declarar enfaticamente que O MUNDO NÃO ERA DIGNO DE TAIS HOMENS (Hebreus 11.38), pois enquanto estiveram por aqui verdadeiramente trabalharam para si e antes ainda, trabalharam para Deus e seu Reino.

E Jesus? - JESUS o maior trabalhador de todos os tempos declarou: “... E EU TRABALHO TAMBÉM...” (João 5.17). Sua obra e trabalho foram sem comparação, pois deixou o seu trono, aonde já trabalhava desde a eternidade, e veio trabalhar nesta terra para fazer com que o homem entendesse e compreendesse qual o caminho para se chegar aos céus: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. NINGUÉM vem ao Pai senão por mim” João 14.6. Até mesmo os críticos concordam que a história da humanidade se divide em duas: antes e depois de Cristo... Ou seja, Seu trabalho foi tão intenso e soberano que marcou para sempre os anais da história dos seres humanos, pois o profeta Isaías (53.11) declara: “O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si”. Já Ressurreto, ainda hoje trabalha com ÚNICO mediador entre Deus e os homens, salvando os homens de seus pecados. (1º Timóteo 2.5)

CONSIDERAÇÕES BÍBLICAS Á CERCA DO TRABALHO

O Livro de Jó declara que o homem nasceu para o trabalho (5.7) e o sábio Salomão diz que o homem trabalha para sua própria boca e nunca se satisfaz (Pv 16.26; Ec 6.7) já o profeta Habacuque (2.13) enfatiza que não vem do Senhor que os povos trabalhem para o fogo e que se cansem pela vaidade.

Vivemos em uma época em que a concorrência é muito grande a as oportunidades são pequenas, e o homem tem se tornado muito mais ganancioso e nesta ganância os alvos estão sendo estabelecidos muitas vezes de forma errada, existe uma disputa desleal, uma falta de companheirismo, os valores estão sendo invertidos, famílias estão sendo deixadas de lado, bons princípios de ética e moral são considerados como relativos inclusive à busca pelos caminhos do Senhor, que por muitos séculos foi enfatizada, no dias hodiernos não é muito propagada se for bem comparado.

Muitos usam suas profissões, suas funções, seus trabalhos, apenas em proveito próprio, não têm mais tempo para Deus, para seus maridos, para suas esposas nem para seus filhos e seus lares, nem se divertem mais. A procura de um enriquecimento é divulgada e incentivada em muitos meios da sociedade, e nesta procura na maioria dos casos acontecem os desastres, infelicidades e desgraças trazendo muitas doenças psicossomáticas e até mortes, tudo porque a escolha do homem pelo pecado fez com que a terra fosse amaldiçoada.

A Palavra de Deus diz claramente no Salmo 127. 1 e 2: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. INÚTIL vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono”, e que a principal “comida” tem que ser aquela dada pelo Filho de Deus, que permanecerá pela eternidade (João 6.27).

O Sábio Salomão ensina que o homem tem que gozar dos seus trabalhos e mostra de forma direta o exemplo da formiga para os denominados preguiçosos (Pv. 6. 6 ao 11), mas também diz que “Melhor é o pouco com o temor do SENHOR do que um grande tesouro onde há inquietação” (Pv 15.16) “Melhor é o pouco com justiça do que a abundância de colheita com injustiça” (Pv 16.8) “Melhor é um bocado seco e com ele a tranqüilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda”. (Pv 17.1) “Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito” (Ec 4.6) e o fim de tudo o que se tem ouvido é: “TEME A DEUS E GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS...” (Ec 12.13)

O apóstolo Pedro nos dá uma lição valiosíssima, quando por uma noite inteira trabalhando na pesca nada conseguiu apanhar, mas quando deu ouvidos á voz do Mestre Jesus conseguiu apanhar uma enorme quantidade de peixes (Lucas 5.5; João 21. 3 ao 6)

Paulo ordena que aquele que não quiser trabalhar que não coma também (2º Tessalonicenses 3.10); mas também que o trabalho feito para o Senhor não é vão (1º Coríntios 15.58) e os que assim procedem terão galardão nos céus (1º Coríntios 3.8).

Não são, portanto os vãos esforços nem as supostas boas obras que garantem a felicidade, o alimento, a prosperidade, as vestes, etc... Mas sim o que disse o Senhor Jesus Cristo em Mateus capítulo 6. 33 e 34: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo, Basta a cada dia o seu mal”.

Não esquecendo a exortação bíblica que argumenta: “Pois que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mateus 16.26 e Marcos 8. 36 e 37); e são muitos os que estão ganhando muitas coisas nesta vida chegando á pensar que estão “realizados”... Mas estão perdendo a sua alma, perdendo sua vida, perdendo muitas coisas.

Mas Jesus veio dar exemplo, pois: “... Eu e o Pai somos um... (João 10.30)” e ainda: “... Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância (João 10.10)”.

Que Deus seja engrandecido e abençoe as nossas vidas.


Thiago Rodrigues Teixeira

Um comentário:

  1. ótemo estudo sobre o Trabalho me ajudou a faser Um Trabalho completo no Meu curso de Capaçitação Profissioanal

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir