Um blog simples, mas rico em conteúdo, para elevo espiritual dos servos do Senhor Jesus Cristo.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

LIÇÃO 11 – A EXCELÊNCIA DO MINISTÉRIO.



Texto Áureo: “SENHOR, o meu coração não se elevou, nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes assuntos, nem em coisas muito elevadas para mim” (Salmo 131.1).


A Palavra Sucesso segundo o dicionário, sendo um substantivo masculino, vindo do latim successu, significa entre outros: Aquilo que sucede ou sucedeu; Acontecimento; Resultado bom ou mau de um negócio; Conclusão; Êxito, resultado feliz.

Por sua vez, a palavra excelência, sendo um substantivo feminino, também proveniente do latim excellentia, significa: Qualidade de excelente; Superioridade de qualidade; Tratamento devido a pessoas nobres.


- BARUQUE – UM SERVO

Quando lemos um texto bíblico, até mesmo uma história, ou um comentário, principalmente diante de uma situação tão adversa quanto a existente nos dias do profeta Jeremias, tomemos muito cuidado, primeiramente com a ajuda do Espírito Santo de Deus e com meditação e leitura nas Sagradas Escrituras, e é isso que temos proposto aqui.

Sobre Baruque, não temos tantas informações assim para discorrer, sabendo que era filho de Nerias, irmão de Seraías, camareiro-mor do rei Zedequias (Jr. 51.59); e seu nome em hebraico significa “abençoado”, sendo um jovem culto e bem educado.

Pensemos desta forma, qual jovem na mesma posição de Baruque, com sonhos e projetos, uma vida inteira pela frente, que tinha liberdade de ir e vir, ao ver o país, cidade, casa em que morava, juntamente com seu pai, mãe, irmãos, família, próximo á destruição, onde as casas e muros seriam demolidos, perto de serem levados cativos... Mesmo assim dedica sua vida para não somente servir um homem de Deus, mas também ser servo de Deus... Zelando para transmitir a mensagem de Deus que recebia da boca do profeta... Mas vendo que não era aceita esta mensagem, que os próprios amigos e familiares, viraram as costas e menosprezaram a única fonte de esperança para aquele momento de dor... Qual homem, jovem, etc. que não se frustraria?

Qual era o sucesso que Baruque procurava? A fama? O dinheiro? O Reconhecimento das pessoas? ... Ou será que dentro de si tinha um clamor para que fosse aceito não a sua pessoa, mas sim a mensagem que lhes eram transmitida?... Verdade é que o próprio Deus o instruiu para não buscar grandezas (Jr. 45.5); mas vejo isto como um atestado da parte de Deus (assim como foi para com todos os seus profetas e servos) de que não seriam aceitos diante da face daquele povo de coração endurecido.

Não esqueçamos (cito aqui os próprios tópicos da lição, até mesmo da leitura diária), que mesmo sendo um jovem de classe nobre, MAS BARUQUE ERA UM SERVO; tinha tudo para abandonar Jeremias e desviar-se dos caminhos do SENHOR, mas dedicou-se á ser um servo obediente, um arauto, que não fazia apenas um mero trabalho burocrático não, mas que nas pequenas coisas estava também sendo preparado por Deus; que era fiel nos registros transmitidos pelo profeta; que mesmo sob acusação não deixou de ler e proclamar as palavras do Deus de Israel ao ouvidos daquele povo.

O Apóstolo Paulo disse: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2º Timóteo 3.12); e até mesmo Jesus Cristo deixou-nos esta advertência: “Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Lembrai-vos da palavra que vos disse: não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa” (João 15. 18-20).

Servos do Senhor Jesus, realmente enquanto vivermos neste mundo, nós seremos frustrados, seremos odiados e não seremos aceitos. E Graças á Deus por isto, pois: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4.4).


- MEUS IRMÃOS, MUITOS DE VÓS NÃO SEJAM MESTRES, SABENDO QUE RECEBEREMOS MAIS DURO JUÍZO. (Tiago 3.1)

Quantos com pretexto de humildade (Colossenses 2.18); querendo ser “doutores”, mas não entendem nem mesmo o que dizem nem o que afirmam (1º Timóteo 1.7); tendo comichão nos seus ouvidos, não atentando mais para a sã doutrina (2º Timóteo 4.3); tendo aparência de piedade (2º Timóteo 3.5); estão usando o dom, o ministério concedido por Deus, para adquirirem posição e fama... Iguais os filhos de Eli, estão tornando execráveis diante do Senhor (1º Samuel 3.13).

Para entender o que estou dizendo, veja as palavras da própria bíblia:
“Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram; e aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia; assim como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as autoridades. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais, se corrompem. Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Corá. Estes são manchas em vossas festas de caridade, banqueteando-se convosco e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações, estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas. E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos diziam que, no último tempo, haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito. Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns que estão duvidosos; e salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne” (Judas. 4ao23).

Quantas “estrelas” em nosso meio, mas sem brilho algum, primando pelos primeiros assentos e desejando serem chamados mestres, almejando as saudações em público, não rejeitando a veneração pelos incautos (Marcos 12. 38-40; Lucas 11. 39-52).

Mas nós os homens de Deus, vamos fugir destas coisas, seguindo a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. (1º Timóteo 6.11); vamos primar pela excelência do ministério, vamos lutar pela boa qualidade diante da igreja e perante este mundo. Vamos ver em nossos ministros o que Baruque conseguiu ver em Jeremias, e que estes ministros sejam reconhecidos assim como foi o profeta Eliseu (2º Reis 4.9), sabendo que: “Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3.17).

Servos do Senhor! “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gálatas 6.9); “E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem” (2º Tessalonicenses 3.13).

Vamos agir como eleitos de Deus (Colossenses 3.12); sabendo que nosso galardão está perante o Senhor.

“Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. Eis que o Senhor JEOVÁ virá como o forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com ele, e o seu salário, diante da sua face” (Isaías 40. 9 e 10).

Amém!


Thiago Rodrigues Teixeira
Professor Escola Bíblica Dominical

Nenhum comentário:

Postar um comentário