Um blog simples, mas rico em conteúdo, para elevo espiritual dos servos do Senhor Jesus Cristo.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

LIÇÃO 12 – A OPÇÃO PELO POVO DE DEUS



Texto Áureo: “Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo” (Hb 11.25,26).

Verdade Prática: “Como homens de Deus, esta é a única alternativa: OPTAR em permanecer com o povo de Deus, ainda que isto nos custe sacrifícios, perdas e até a própria vida”.

Palavra-Chave: OPÇÃO: Ato ou faculdade de optar; livre escolha.

“... é imprescindível que a nossa vida esteja coerente com nossas palavras, ou seja, nosso viver deve ser uma pregação autêntica, a fim de que até mesmo os ímpios possam reconhecer o poder de Deus em nossa vida” (Jr 40.1-5).

I – “E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber que esteve no meio deles um profeta” (Ezequiel 2.5).

O versículo acima foi um atestado de Deus ao profeta Ezequiel, que muito bem poderia ser aplicado ao ministério do profeta Jeremias.

O que Jeremias havia profetizado cumpriu-se: Jerusalém destruída; Templo derribado ao chão; o povo levado cativo; mortos pelas ruas e praças; desolação; pavor; tragédia e tudo mais (Jeremias 39; 2 Reis 25; 2 Crônicas 36).

Pensemos como era difícil ser um autêntico profeta de Deus naquele tempo, não ser daqueles que profetizavam apenas paz e prosperidade; ser trazer uma mensagem contrária ao que o povo queria ouvir... Mas o profeta de Deus nem sempre vai ser reconhecido; até mesmo o Senhor Jesus falou assim para o Apóstolo Paulo: “... Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém, porque não receberão o teu testemunho acerca de mim” (Atos 22.18).

Em nossos dias, em muitos e muitos lugares, a palavra profeta tem sinônimo de poderio, de reconhecimento, de posses, de fama, de dinheiro; alguns até querem trazer uma “Palavra Dura”, mas cajado e vara sem o óleo para curar feridas, serve apenas para aumentar a dor e a frustração.

Já um verdadeiro servo de Deus, não se importará em ser chamado profeta, mas profetizará a Verdadeira Palavra de Deus, não atentando para os louvores terrestre que recebe, mas sim atentando para o testemunho que o próprio Deus dá de sua pessoa, e se entregar uma Palavra da parte de Deus e não for aceito (seja esta palavra dura ou não aos ouvidos das pessoas); não se preocupará em ser atendido, pelo contrário saberá que o mundo jaz no maligno e vai continuar orando para que o Senhor Jesus tenha misericórdia destes, assim como foi com Jeremias.

“Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai a vós mesmos na caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns que estão duvidosos; e salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne” (Judas 20-23).

II – Optar por Deus e sua Igreja, mesmo quando as circunstâncias são as piores possíveis.

Quantos “DEMAS” existem hoje em dia (2º Timóteo 4.10), num ditado popular estão “abandonando o barco”... É lógico que está difícil, é lógico que não seremos aceitos, é lógico que os verdadeiros crentes serão odiados; quantos enganados aceitando as propostas dos “babilônicos; dos sodomitas; dos egípcios; dos mundanos”; etc.
No começo são usados por Deus, entregam até profecias vindas diretamente do céu, mas de repente aparece um “Nebuzaradã” dizendo mais ou menos assim: “- veja como Deus te usou; você é profeta mesmo, vem comigo para a Babilônia, que logo vai mudar de cargo, logo vai receber uma credencial melhor, uma porcentagem grande nas ofertas...”. A Bíblia fala do prêmio de Balaão que profetizava por recompensa: “... os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça. Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta” (2 Pedro 2.15,16). “Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Corá” (Judas v.11). E são muitos os que optam por este prêmio. O prêmio da morte eterna!

Mas o verdadeiro profeta, assim como Jeremias, não aceita tal prêmio, sabendo que não podemos ter amizade com este mundo, mas que seremos odiados, desprezados e maltratados, pois disse Jesus Cristo: “E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mateus 10.22).

É a cegueira e sono espiritual, cegando o entendimento, cauterizando a mente, esfriando a vontade de ser servo ao invés de mestre. Mas vejamos as argumentações bíblicas quanto á isto:

“E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé” (Romanos 13.11). “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Efésios 5.14-16). “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios” (1º Tessalonicenses 5.6).

Não é hora de estarmos em profundo sono. É hora de levantar a cabeça. Empunhar a espada do Espírito e batalharmos pela nossa fé; pelo povo de Deus; pela igreja de Jesus Cristo; pelos bons ensinamentos que recebemos; pelos bons costumes que temos; pela boa doutrina do Senhor Jesus; batalhar pela salvação das almas; pelo batismo com Espírito Santo; batalhar pela fé para alcançarmos o Arrebatamento que está bem próximo.

Foi assim com Jeremias; com Abraão; José; Moisés; Ester; Paulo; entre muitos outros irmãos nossos, que venceram as batalhas, não se conformaram com este mundo e OPTARAM por Deus e Seu Reino Celeste.

O tempo é mau e como foi nos dias de Gideão, muitos covardes estão virando as costas para batalha, e infelizmente até mesmo alguns valentes não estão vigiando e se afogando nas “águas” deste mundo (Juízes 7.3-7) optando pelo mundo, pelas riquezas; estão optando por divisão; por contenda; por nomes; por fama...

Mas alegro-me ao lembrar que ainda existem alguns que dizem igualmente á nossa irmã Rute: “Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (Rute 1.16,17), que estão seguindo aquilo que o Senhor ensinou, que ainda preservam a coragem, o ânimo, a santidade, pois, Nosso Deus ainda é o mesmo e nunca mudará.
O apóstolo Paulo instrui assim em 2 Coríntios 13:5 “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. Em um pouco antes em 1 Coríntios 11:28 “Examine-se, pois, o homem a si mesmo...”

Esta lição veio em tempo oportuno, e hoje temos a oportunidade de refletirmos sobre qual nossa atitude. O que almejamos? O que estamos fazendo com o nome de Cristo? E humildemente reconhecer nossas falhas e novamente escolher a renúncia dos nossos desejos e vontades e pedir á Jesus perdão, e á partir de agora valorizarmos a carreira que nos está proposta.

Lembrando que Jesus, nós ainda em pecado, optou por ter misericórdia de cada um de nós e muito mais, optou por nos salvar.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8) .

“Nós o amamos porque ele nos amou primeiro” (1º João 4.19).

Amém!

Thiago Rodrigues Teixeira
Professor Escola Bíblica Dominical
www.conhecendoabibliathr.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário